quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

A Mona Lisa sorri, ela está feliz?


Esta semana tivemos em Londres uma tempestade de neve tão forte, tal qual os britânicos não viam há aproximadamente vinte anos.
Eu não dou a mínima para o fato, mas diante do acontecimento me chamou a atenção ver nos olhos de um homem o mesmo brilho que se vê nos olhos das crianças quando ganham um brinquedo novo.
Foi esse brilho nos olhos que me fez trocar de roupa e largar o computador pra ir brincar na neve com o meu marido em um frio de seis graus negativos. Nós nos divertimos muito, naquele momento esqueci-me de todos os problemas, esqueci que muito já vivi e ainda não encontrei tempo pra ter um filho, esqueci que estou longe demais das pessoas que mais amo nesse mundo, esqueci que tenho contas a pagar todo mês e o planeta está em crise financeira, enfim, em questão de segundos percebi que as pessoas não precisam ser perfeitas para nos proporcionar momentos perfeitos, inesquecíveis.
Eu tenho essa mania de deixar de experimentar coisas em minha vida por preguiça, comodismo, ou mesmo por egoísmo. Sei que não deveria, sei que preciso ser mais receptiva, mas ainda tenho minhas dificuldades. Graças a Deus tenho ao meu lado alguém que sabe trazer à tona a criança dentro de mim, alguém que sabe como colocar um sorriso no meu rosto nos momentos mais inesperados.
Aflige-me o fato de pensar o quanto perdemos nessa vida pra ficar em frente aos nossos computadores, televisores e etc. Senti-me envergonhada quando notei que quase deixei meu marido sair de casa e tirar fotos de si mesmo num cenário que ele nunca viu antes, senti vergonha do meu egoísmo, senti vergonha da minha insensibilidade.
Quantas vezes em nossas vidas não prestamos atenção em detalhes, deixamos de viver momentos de alegria inenarráveis porque estávamos tão absortos em nosso mundinho particular e quando acordamos já é tarde e todo mundo já foi embora.
Tem um filme que gosto muito chamado O sorriso de Mona Lisa, onde uma das personagens em determinado momento comenta o quadro de Leonardo da Vinci que dá título ao filme, questionando se fato de a Mona Lisa estar sorrindo quer dizer que ela está realmente feliz. Conheço tantas pessoas que hoje estão sorrindo pra esconder a tristeza e a insatisfação que corrói sua alma e penso que talvez essa amargura toda pudesse ser extinta se permitíssemos um pouco mais de espaço a outras pessoas em nossas vidas.
Acredito que todos sejam agraciados com oportunidades pra tornar a vida mais agradável, acredito que todos podem sorrir com sinceridade, mas precisam de bons motivos pra isso, mas precisam se permitir sorrir, precisam reconhecer que às vezes criam barreiras que a felicidade não consegue vencer.
Eu gostaria realmente de poder passar para outras pessoas o que sinto cada vez que tenho um momento de plena felicidade, obviamente isso não é possível por osmose, sendo assim a única maneira de fazê-lo é usando minhas próprias ferramentas, corpo, mente e coração. Ultimamente tenho tentado agradar algumas pessoas não para ser aceita em um determinado círculo, não para que elas me façam algum favor em troca, tenho tentado ao máximo cuidar bem daqueles que me rodeiam e me são caros porque um sorriso verdadeiro não tem preço e isso me faz muito bem.
E você, o que em feito pra ser feliz?!!

...sentada a beira do caminho observo homens voltarem a ser criança brincando na neve, observo cada sorriso e cada olhar de satisfação, observo algumas pessoas felizes demais e outras se corroendo de inveja das que estão felizes.

Sentada a beira do caminho escrevo para aliviar minha alma, no aconchego do meu quarto, pouco antes de dormir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário